sexta-feira, 11 de julho de 2014

MUSEU E A HEMEROTECA

Já estão cortadas  mais de 30 caixas para receber a coleção  hemerográfica do  nosso museu municipal. As caixas são de papelão corrugado, com PH neutro, produzido por firma de Caxias do Sul , a mesma que fornece  esse tipo de material para o Arquivo de Caxias e de Porto Alegre . As embalagens são confeccionadas  por nosso colega Adair Soares de Vargas.
A hemeroteca inclui mais de  8 mil exemplares- sendo a grande maioria - mais de 5000 - Ponche Verde, por ser também o mais antigo em circulação.
Vamos aguardar  mais algumas  outras providências para o traslado definitivo da coleção para a Reserva  Técnica .
A propósito:  na edição de ontem- 12 de julho- da ZERO HORA , na sessão  ALMANAQUE  foi publicada matéria  com que colaborei , enfocando o tema "  Imprensa em Dom Pedrito . A matéria pode ser conferida  on-line .
 
 p



 
Imagens de O PERVIGIL,  crítico literário   de 1918 , intitulado  DECANO DOS JORNAIS CRÍTICOS DO ESTADO  , dirigido por João de Deus D'Mutti, sob pseudônimo de Lúcio da Silva
O segundo,  é um exemplar de MUQUE ,  de  1915, também dirigido por D'Mutti, ,usando os pseudônimos de Eu e tu. Abaixo, exemplar da ESSENIA ,  o número 1 é de agosto ,provavelmente de 1929,   revista de orientação maçônica , da Loja Cruzeiro do Sul III , de D.Pedrito.