sexta-feira, 25 de julho de 2014

IMAGENS DO SEMINÁRIO " PARA SEMPRE TARCÍSIO"

O Seminário " PARA SEMPRE TARCÍSIO" lembrou a todos da ausência física de Tarcísio Taborda.  Historiador maior de Bagé, em  especial, Professor, Juiz de Direito, articulista, pesquisador  fundador dos três museus de Bagé, incentivador  e agitador  cultural ,sempre será presença  em sua terra natal e na memória de seus amigos. O seminário  realizado nos dias 14 e 15 de julho , foi um evento grandioso. Tive oportunidade de participar, no dia 15 - manhã e tarde- quando fui debatedor da 2ª parte , ocasião em que Heloisa Capovila Ramos  e Hilda Hubner  Flores , historiadoras  e escritoras de Porto Alegre  rememoraram os Encontros  de Microistóra, dos quais Taborda foi criador e organizados   de mais de uma dezena de eventos similares .  O primeiro em Bagé  e depois  em Santo  Ângelo, Lajeado, Cachoeira do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha , Pelotas , Cruz Alta , DOM PEDRITO - que organizei - e tantas outras cidades.
Nesses encontros podíamos conversar com nomes destacados da historiografia gaúcha, como Moacir e Hilda  Flores, Ivo Caggiani, Laudelino Medeiros,  Cel.  Claudio Moreira Bento , Arno Gunter, Danilo Lazzarotto, Paulo Xavier,  Dante  de Laytano,  Astrogildo Fernandes -  sempre participativo  como  organizador dos encontros , junto com Tarcísio -- Arnaldo Luiz Cassol ,  Hélio Moro Mariante  Lothar Hessel, Jorge  Telles, Osório  Santana Figueiredo,  Moacyr Domingues  , Francisco Rudger , Corálio Cabeda  Nadir Mendonça , Jaime Copstein , Barbosa Lessa , Francisco  Riopardense de Macedo  e tantos  e tantos outros nomes consagrados   e novos...
Os ENCONTROS DE MICROISTÓRIA   contribuiram  para  reconhecimento dos  historiadores consagrados e estimulo e valorização dos novos ,  valorização e divulgação de fontes ,   de autores e  de bibliografias , permuta de informações e comunicação entre a categoria e aproximação  dos autores novos com nomes reconhecidos na historiografia  sul-rio-grandense. Parabéns aos organizadores  e promotores desse evento.
 
Na imagem, o Mus. Adilson Oliveira e as Historiadoras Hilda H Flores e Heloisa Capovila , durante o Seminário "Para Sempre Tarcísio "
Mus. Adilson Nunes de Oliveira com Dr. Miguel  Frederico do Espírito Santo, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.