O Seminário " PARA SEMPRE TARCÍSIO" lembrou a todos da ausência física de Tarcísio Taborda. Historiador maior de Bagé, em especial, Professor, Juiz de Direito, articulista, pesquisador fundador dos três museus de Bagé, incentivador e agitador cultural ,sempre será presença em sua terra natal e na memória de seus amigos. O seminário realizado nos dias 14 e 15 de julho , foi um evento grandioso. Tive oportunidade de participar, no dia 15 - manhã e tarde- quando fui debatedor da 2ª parte , ocasião em que Heloisa Capovila Ramos e Hilda Hubner Flores , historiadoras e escritoras de Porto Alegre rememoraram os Encontros de Microistóra, dos quais Taborda foi criador e organizados de mais de uma dezena de eventos similares . O primeiro em Bagé e depois em Santo Ângelo, Lajeado, Cachoeira do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha , Pelotas , Cruz Alta , DOM PEDRITO - que organizei - e tantas outras cidades.
Nesses encontros podíamos conversar com nomes destacados da historiografia gaúcha, como Moacir e Hilda Flores, Ivo Caggiani, Laudelino Medeiros, Cel. Claudio Moreira Bento , Arno Gunter, Danilo Lazzarotto, Paulo Xavier, Dante de Laytano, Astrogildo Fernandes - sempre participativo como organizador dos encontros , junto com Tarcísio -- Arnaldo Luiz Cassol , Hélio Moro Mariante Lothar Hessel, Jorge Telles, Osório Santana Figueiredo, Moacyr Domingues , Francisco Rudger , Corálio Cabeda Nadir Mendonça , Jaime Copstein , Barbosa Lessa , Francisco Riopardense de Macedo e tantos e tantos outros nomes consagrados e novos...
Os ENCONTROS DE MICROISTÓRIA contribuiram para reconhecimento dos historiadores consagrados e estimulo e valorização dos novos , valorização e divulgação de fontes , de autores e de bibliografias , permuta de informações e comunicação entre a categoria e aproximação dos autores novos com nomes reconhecidos na historiografia sul-rio-grandense. Parabéns aos organizadores e promotores desse evento.
Na imagem, o Mus. Adilson Oliveira e as Historiadoras Hilda H Flores e Heloisa Capovila , durante o Seminário "Para Sempre Tarcísio "
Mus. Adilson Nunes de Oliveira com Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.