quinta-feira, 28 de março de 2013

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA VI REGIÃO MUSEOLÓGICA DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS

                             Em Lavras do Sul, Mus. Adilson Oliveira apresentando parte teórica da reunião

                                                               Detalhe da reunião em Quarai
                                                Diretores dos museus realizando atividade  prática
                                                        Detalhe do encontro em Aceguá
Durante o mês  de março de 2013, o Coordenador da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , procedeu  a ABERTURA DO ANO MUSEOLOGICO , na Região, com eventos em 3 cidades que integram a Coordenadoria  Regional . Dia 15 , foi a inicial, em Quarai, onde estavam Diretores de Museus e Secretários de Educação e de Cultura dos municípios de  Uruguaiana, Rosário do Sul, Livramento e  Quaraí -  sede do encontro. Á tarde visitamos o Museu da América Pampiana  e as ruinas do saladeiro. A reunião aconteceu no Centro Cultural Dyonélio Machado,  recebidos pelo Secretário de Educação e Cultura Prof.Armênio Schmidt..
Em Aceguá, no dia 19 , em sala da Secretaria de Educação, estavam reunidos os diretores e funcionários dos museus de Dom Pedrito , Bagé   e Colônia Nova e o Secretário de Educação e Cultura e Esporte , de Aceguá , Prof. José Adilson Antunes  e seu Assessor Prof. Ricardo  Tadêo . Presentes também a Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé,  Elaine T. Bastianello ; Viviana Silveira , Coordenadora Cultural de Pedras Altas e Alberto Silveira , Produtor Cultural  em Bagé.
Á tarde,  visitamos o Museu Comunitário de Colõnia Nova  , exemplo de dedicação de Ingried Hubert, Erica K .Martins  e Suzi  B Martins -um museu que vale a pena ser visitado.
E no dia 22, estivemos reunidos em Lavras do Sul, no chamado Plenarinho,   com  Diretores de Museus de  Caçapava do Sul e  de Lavras do Sul e mais  Secretário de Educação e Cultura de Lavras dio Sul, Professor Leandro , e integrantes das Secretarias de Cultura  , de Turismo e de Educação desses municípios.
Finalizando a Abertura do Ano Museológico da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA , no dia 27 de março em Dom Pedrito, o Museu Paulo Firpo abriu a Exposição SEMANA SANTA EM SEVILHA e apresentou um espetáculo intitulado POESIA NA CALÇADA, alunos,  ex alunos, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Bernardino Ângelo e da  Escola Municipal Alcides Maia ,liderados pelo Prof. Antônio Lima  , com performance  poético - teatral , sob o tema da Paixão de Cristo, que reuniu cerca de 150 pessoas em frente ao Museu Paulo Firpo.
Encerrando foi prestada homenagem aos mortos na Boite Kiss , com a poesia Réquiem Santa Maria, da profa. Zairy Vian.