quinta-feira, 28 de março de 2013

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA VI REGIÃO MUSEOLÓGICA DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS

                             Em Lavras do Sul, Mus. Adilson Oliveira apresentando parte teórica da reunião

                                                               Detalhe da reunião em Quarai
                                                Diretores dos museus realizando atividade  prática
                                                        Detalhe do encontro em Aceguá
Durante o mês  de março de 2013, o Coordenador da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , procedeu  a ABERTURA DO ANO MUSEOLOGICO , na Região, com eventos em 3 cidades que integram a Coordenadoria  Regional . Dia 15 , foi a inicial, em Quarai, onde estavam Diretores de Museus e Secretários de Educação e de Cultura dos municípios de  Uruguaiana, Rosário do Sul, Livramento e  Quaraí -  sede do encontro. Á tarde visitamos o Museu da América Pampiana  e as ruinas do saladeiro. A reunião aconteceu no Centro Cultural Dyonélio Machado,  recebidos pelo Secretário de Educação e Cultura Prof.Armênio Schmidt..
Em Aceguá, no dia 19 , em sala da Secretaria de Educação, estavam reunidos os diretores e funcionários dos museus de Dom Pedrito , Bagé   e Colônia Nova e o Secretário de Educação e Cultura e Esporte , de Aceguá , Prof. José Adilson Antunes  e seu Assessor Prof. Ricardo  Tadêo . Presentes também a Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé,  Elaine T. Bastianello ; Viviana Silveira , Coordenadora Cultural de Pedras Altas e Alberto Silveira , Produtor Cultural  em Bagé.
Á tarde,  visitamos o Museu Comunitário de Colõnia Nova  , exemplo de dedicação de Ingried Hubert, Erica K .Martins  e Suzi  B Martins -um museu que vale a pena ser visitado.
E no dia 22, estivemos reunidos em Lavras do Sul, no chamado Plenarinho,   com  Diretores de Museus de  Caçapava do Sul e  de Lavras do Sul e mais  Secretário de Educação e Cultura de Lavras dio Sul, Professor Leandro , e integrantes das Secretarias de Cultura  , de Turismo e de Educação desses municípios.
Finalizando a Abertura do Ano Museológico da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA , no dia 27 de março em Dom Pedrito, o Museu Paulo Firpo abriu a Exposição SEMANA SANTA EM SEVILHA e apresentou um espetáculo intitulado POESIA NA CALÇADA, alunos,  ex alunos, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Bernardino Ângelo e da  Escola Municipal Alcides Maia ,liderados pelo Prof. Antônio Lima  , com performance  poético - teatral , sob o tema da Paixão de Cristo, que reuniu cerca de 150 pessoas em frente ao Museu Paulo Firpo.
Encerrando foi prestada homenagem aos mortos na Boite Kiss , com a poesia Réquiem Santa Maria, da profa. Zairy Vian.

ESPETÁCULO POÉTICO TEATRAL

                                 Cena da MATER DOLOROSA,com o coração das "Sete Dores"




                                 Cena final  , diante da bandeira do Senatus Popolusque Romanorum

Quarta - feira, da SEMANA SANTA,  dia 27 de março, aconteceu na frente do  MUSEU PAULO FIRPO, o espetáculo poético- teatral  POESIA NA CALÇADA . Com tema da Paixão de Cristo, o grupo liderado pelo Prof. Antônio  Lima  , formado  por alunos , ex - alunos , professores e funcionários do Instituto Estadual  de Educação " Bernardino Ângelo" e da Escola Municipal "Alcides Maia"  se houveram com desenvoltura na apresentação, atraíndo a atenção e recebendo o aplauso de todos.
Os textos  poéticos foram selecionados entre autores clássicos , como Almeida Garret, Luiz Vaz de Camões , Frei Agostinho da Piedade , Antônio Correa de Oliveira, Antônio Gomes Leal,  Gregório de Matos e São Francisco...
Ao final , foi prestada  homenagem   aos mortos na Boite KISS ,  particularnmente aos pedritenses ,com a poesia  RÉQUIEM SANTA MARIA , de autoria da Profa.Zairy Gularte Vian . 






ABERTURA DA EXPOSIÇÃO " SEMANA SANTA EM SEVILHA "

                                               Ao Centro:Vice Prefeita - Adriana Torres Lara
                                                     Assessor de Cultura - Sediney Castilho
                                         
                                                             Detalhe da abertura da exposição
                                     Adilson Nunes de Oliveira, durante a abertura da exposição



              ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "SEMANA SANTA EM SEVILHA"
Ontem, dia 27 de março, o MUSEU PAULO FIRPO abriu o ANO MUSEOLÓGICO 2013 com excepcional evento. A abertura da Exposição " SEMANA SANTA EM SEVILHA , com imagens e textos - em portugues e espanhol-  produzuidas por GUILLERMINA GONZALEZ , Vice Cônsul da Espanha , sediada em Bagé.
A exposição evoca a grande celebração, que, percorrendo as ruas de Sevilha, com a imagem de Cristo ( chamada de "Cristo del cachorro" - pelo fato de o escultor ter buscado inspiração para a face de Cristo, no rosto de um  "gitano" , apelidado "cachorro" )  e mais as imagens  de Nossa Senhora da Esperança e Virgem de Macarena , Cristo morto , e as bandas , as confrarias  e o povo enm geral, acompanhados de embaixadores , alcaides , ediles ...
A abertura foi prestigida pela Vice-Prefeita Adriana Torres Lara, que tanbém representou o Prefeito Municipal, a Primeira Dama  Elaine V. Bastos , Assessor de Cultura Sediney Castilhos; Vereradores , Presidente da Associação de Amigos do Museu Profa.  Ieda F. Bortolin e grande público que prestigiou  o evento .
Após a abertura da Exposição , o Grupo de Teatro, liderado pelo Prof. Antônio Lima, apresentou   POESIA NA CALÇADA , espetáculo poético - teatral , com tema da PAIXÃO DE CRISTO. Confira imagens neste blog.
















terça-feira, 12 de março de 2013

MUSEU PAULO FIRPO VOLTA A SEU HORÁRIO HABITUAL

Desde 1º de março, o museu está praticando seu horário habitual. De terças às sextas , das  8 h às 11 h 30 min, e das 13 h às 16 h 30 min. Aos sábados , das 9 h às 11 h 30 min.
 Nas segundas feiras , expediente interno das 9 h ás 11 h 30 min.
Podem ser vistas no museu   4 exposições  : A cidade - água e luz, que reporta aos tempos em que D. Pedrito não possuia esses serviços - fotos e peças tridimensionais. Da Terra do Ferro ao Campo das Flores , uma relação entre Etchevarria e Dom Pedrito, banner   imagens e textos. Rio Grande do Sul, guerras e revoluções - conjunto de peças variadas que nos levam aos movimentos revolucionários do Estado. Ainda  Minerais na Industria - exemplares do Rio Grande do Sul - parte da Coleção Sebastião Dalísio Freire.
Para a quarta feira - da Semana Santa -  27 de março ,acontecerá a abertura da Exposição SEMANA SANTA EM SEVILHA e um espetáculo poético teatral, com o grupo do Prof.Antõnio Lima e alunos do Bernardino Ângelo , em frente ao Museu .
 Prestigie nossos eventos, comparecendo.

sexta-feira, 1 de março de 2013

SEMANA SANTA EM SEVILHA


   Essa será a proxima exposição do Museu Paulo Firpo. Trata-se de  um conjunto de banners com imagens e textos sobre a famosa  celebraçãoda liturgia da Paixão , na cidade espanhola de Sevilha.
A produção da exposição é da Vice Consuleza da Espanha , em Bagé Guillermina Gonzales  e  que será abrilhantada com uma performance  poético teatral em frente ao Museu  em frente ao museu.
 O evento ocorrerá no dia 27 de março, quarta feira, da  Semana Santa.

MUSEU PAULO FIRPO VOLTA A SEU HORÁRIO HABITUAL

 A partir de terça-  feira, dia 5 de março., o Museu Paulo Firpo retoma seu horário habitual, com expediente , de terça a sexta ,pela manhã , das 8 h ás 11 h 30 min  e à tarde   das 13 h  às 16 h 30 min.
 Aos sábados , das 9 h   às 11h 30 min.
 Salientamos, outrossim , que às segundas -feiras , o museu tem expediente interno, quando são feitas a limpeza das salas e vitrinas  e  atividades  fora do espaço museal , alpem de   planejamentos .
 Sempre que possível, se pede que visitas de grupo sejam comunicadas com antecedência pelo fone  (53) 324316 41

REUNIÃO COM A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


      Na terça- feira , dia 26 de fevereiro, no Museu Paulo Firpo ,com a presença de S. Excia  o Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos, Vice -Prefeita  Adriana  Torres   Lara , Assessor de Cultura Sidney Castilhos e Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, Ieda Fernandez Bortolin, aconteceu uma reunião com os novos administradores de Dom Pedrito, ocasião em que o Diretor do Museu apresentou a dinâmica da instituição, ilustrada  a partir do Relatório de 2012 e o Plano de
Atividades  previstas para 2013.
 O Diretor salienta o clima de informalidade que perdurou durante o encontro que teve como saldo positivo para todas as reivindicações apresentadas , entre elas  a  construção da rampa  , que permitirá melhor acessibilidade  a  pessoas com locomoção limitada , e também a ampliação da reserva técnica , através de nova construção que dará  também um suporte ao " carro fúnebre " , dispondo -o então de visibilidade e condições de conservação  amplamente  melhoradas .
   Após a reunião, os participantes tiveram oportunidade de visitar a Reserva Técnica  do museu , estendendo, dessa forma, a reunião com   a visualização dos tipos de atividades  que são realizadfas em função de guarda e conservação do acervo.