Com o propósito de estudar e definir critérios para a organização dos acervos arquivísticos existentes no Rio Grande do Sul, no período anterior ao sistema republicano e oportunizar, aos pesquisadores e funcionários dos Arquivos municipais do Estado, o conhecimento sobre o funcionamento da estrutura das Câmaras Municipais colonial e imperial, assim com a constituição do poder executivo municipal nesse período histórico brasileiro, está delineado o Projeto "Papel das Câmaras Municipais, no período Colonial e Imperial, no Rio Grande do Sul: sua produção arquivístiva" - proposto pela Secretaria de Estado da Cultura/Arquivo Histórico de Porto Alegre Moyses Vellinho.
O Município de Dom Pedrito, através do Museu Paulo Firpo, já está engajado e trabalhando nesse projeto, com a leitura paleográfica e digitalização das Atas da Câmara, por enquanto referentes ao ano de 1873.
Ao mesmo tempo, está sendo feito um Índice Onomástico e Índice Toponímico - de nomes próprios de pessoas e lugares, respectivamente.
Pretende-se, futuramente, fazer uma publicação dessas atas, socializando-se, desse modo, a informação a estudiosos e pesquisadores em particular nossa história local.