quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
DIA DO MUSEÓLOGO
Hoje, 18 de dezembro se comemora , no Brasil, o DIA DO MUSEÓLOGO. Por esta razão estendo a todos os que atuam em museus , especialmente aos diretores e funcionários de museus da VI REGIAO MUSEOLÓGICA , que coordeno , esta homenagem e os cumprimentos que tenho recebido. Cada vez mais sinto a responsabilidade em ser o guardião de um acervo que é de todos e que diz muito de perto do que fomos e do que pretendemos ser.
Um abraço a todos e que os entraves à profissão e ao trabalho diário de cada um não sejam obstáculos para o exercício consciente e pleno de nosso papel, como profissionais , nem tampouco, causa de nosso desinteresse ou de nosso fracasso , mas, sim, propulsores de nossas metas e desafios.
Um abraço a todos. Abençoados sejamos.
domingo, 15 de dezembro de 2013
A MEMÓRIA DE DOM PEDRITO
Recentemente publicado sob título acima , no ALMANAQUE GAÚCHO,da ZERO HORA- dia 13 de dezembro, p.62,matéria sobre o fundador do nosso museu . com ilustração do Patrono PAULO FIRPO e fachada da sede do museu. Vale a pena conferir . Apenas uma pequena correção: onde diz "trabalhou na barraca de frutas de seus pais" leia-se " trabalhou com barraca de frutos do país " . O dicionário AURÉLIO diz : fruto produtos da terra para sustento e benefício do homem", se diz sempre no plural .
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
VITRAIS DA PREFEITURA OU PASSEIOS CULTURAIS
Há alguns dias, um grupo de estudantes veio até o museu para saber algo sobre os vitrais a Prefeitura. Pois nosso museu realiza para grupos pré agendados o que chamamos PASSEIOS CULTURAIS. Essa atividade pode ser marcada para um grupo mínimo de 10 pessoas e percorre mais de um roteiro a escolher : 1 . Vistas da praça General Osório- um olhar para os monumentos e árvores;2. Arquitetura do entorno da Praça. 3. Visita à Prefeitura ( aí entra a simbologia dos vitrais ) 4. Visita à Igreja Matriz e ainda a 5. Visita Cultural ao Cemitério, esta destacando alguns vultos históricos , arte e simbologia.
Mas respondendo a curiosidade , os vitrais são obras da CASA GENTA , de Porto Alegre em 1928- data da inauguração do prédio da Prefeitura e possuem uma simbologia própria que remete às civilizações clássicas . Confira as imagens dos vitrais.
MUSEU REDIMENSIONA SEUS HORÁRIOS DE VERÃO
MUSEU REDIMENSIONA SEU HORÁRIO
Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro , o MUSEU PAULO FIRPO estará fechado á visitação. No entanto estará com expediente interno, de segundas às sextas das 7 h 30 min. às 13 h 30 min. Casos especiais , como consulta ao acervo e pesquisas , dependendo de disponibilidade serão atendidas , como situações excepcionais
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
PESQUISADORES DA UNIPAMPA / SÃO BORJA VISITAM O MUSEU PAULO FIRPO
Desde terça, dia 3 de dezembro, alunos do 8º semestre de Jornalismo da UNIPAMPA, do Campus de São Borja, estão em visita a Dom Pedrito, especificamente ao Museu Paulo Firpo, onde realizam atividade de pesquisa, coordenados pela professora de Jornalismo Impresso Dra. Joseline Pippi. A Profa. Joseline é Graduada em Jornalismo e Doutora em Extensão Rural e coordena essa primeira equipe de bolsistas do projeto. A pesquisa procura, desde 2012, obter dados para a elaboração de um mapeamento de notícias sobre Ciência e Tecnologia, nos 10 municípios que possuem campus da UNIPAMPA e atende aos objetivos de pesquisa do Grupo Comunicação, Ciência & Tecnologia e Sociedade. Estão em Dom Pedrito, além da Professora, os alunos bolsistas Phillipp Gripp, Liziane Wofart e Tâmara Finardi. "A pesquisa é importante para entender de que forma os leitores de jornais da fronteira Oeste e Sul do Rio Grande do Sul têm acesso a informações científicas e a preocupação dos periódicos na abordagem da temática, além disso, a pesquisa também possibilita percebermos quantitativa e qualitativamente quando e como as notícias sobre Ciência & Tecnologia aparecem nos jornais antes e depois da inserção da Unipampa na região", explica Phillipp.
Confira imagens abaixo.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
MUSEU CANCELA PROGRAMAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO
Ocasionado por um problema na RESERVA TÉCNICA ( local onde são armazenadas as peças que não estão no circuito de exposição) o que exigiu a desocupação da sala e, consequentemente , ocupação da área de exposição, o museu estará fechado à visitação pública até o final de 2013.
No entanto os trabalhos internos permanecem dentro do horário habitual- das 8 às 11h 30 min. e à tarde , das 13 h às 16 h 30 min. , de segundas às sextas feiras. Estão suspensas também outros tipos de atendimento como: auxílio à pesquisa escolar e atividades extramuros ...
Espera-se que no início de 2013, com a reserva já recuperada, possa se abrir de novo à visitação .
Pede-se escusas pelo transtorno .
No entanto os trabalhos internos permanecem dentro do horário habitual- das 8 às 11h 30 min. e à tarde , das 13 h às 16 h 30 min. , de segundas às sextas feiras. Estão suspensas também outros tipos de atendimento como: auxílio à pesquisa escolar e atividades extramuros ...
Espera-se que no início de 2013, com a reserva já recuperada, possa se abrir de novo à visitação .
Pede-se escusas pelo transtorno .
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
PRIMEIRA EXPOSIÇÃO FEIRA DE DOM PEDRITO -1907
A primeira exposição feira de Dom Pedrito foi iniciativa da SOCIEDADE AGRÍCOLA PASTORIL PEDRITENSE , sob a direção de Edmundo Torres . A exposição foi organizada por Pedro Cesarini, italiano, Coronel do Exército Argentino e jornalista em Dom Pedrito. Essa primeira exposição abriu no dia 15 de novembro de 1907 e permaneceu por 3 dias, até 17 de novembro , durante os quais as bandas do 32º Batalhão de Infantaria e da União Pedritense abrilhantaram a festividade . As estandes foram montadas , por Ovídio Candiota , de Bagé. na mesma área onde futuramente seria edificado o Parque de Exposições, onde hoje se realizam as Exposições do Sindicato Rural, que além das áreas para os animais contava , na época , com espaços para um bar e para uma confeitaria . A exposição ficava aberta do meio dia até às 6 horas da tarde . Teve inscritos 60 animais a galpão e 375, a campo , totalizando 435 animais Essa Sociedade Agrícola Pastoril teve seus estatutos publicados em 1910.
Essa é a notícia que recolhi na Hemeroteca do Museu Paulo Firpo , em especial do jornal CORREIO DA FRONTEIRA que circulava à época em Dom Pedrito. as imagens são da fototeca do Museu.
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A HISTÓRIA DE DOM PEDRITO
A atenção dos alunos à maquete histórica que aos poucos ia sendo formada e as gentilezas das professoras da escola foram pontos marcantes nesse encontro, que aguçou a curiosidade dos alunos. Confira as imagens
terça-feira, 8 de outubro de 2013
ABRAÇO A RIO - GRANDENSE
Na sexta-feira , dia 27 de setembro, durante a 7ª PRIMAVERA DOS MUSEUS , para a qual o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM-- propunha o tema MUSEUS - MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA o Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, promoveu um ABRAÇO A RIO-GRANDENSE , o mais antigo clube social de Dom Pedrito,em funcionamento e fundado por afro - descendentes , há mais de um século. Trata-se da Sociedade Recreativa e Cultural Rio - grandense , em cuja frente realizou-se o ato, com a participação de quase 200 pessoas entre autoridades e populares. O ato iniciou com o Hino nacional Brasileiro, executado pela Banda da 3ª Cia Eng Cmb Mec. seguida da alocução proferida pelo Exmo Sr. Lídio Dalla Nora Bastos , Prefeito Municipal. Após apresentou-se a Escola de Samba "Vagalumes do Luar" , com ritmada bateria, passistas e porta- estandarte. Após, nas dependências da sociedade, alunos do curso de História da URCAMP, apresentaram um ilustrativo painel sobre a História da África, numa leitura acadêmica, que foi organizado pela profa. Solange Miranda. . Encerrando o evento a Presidência da Sociedade , dirigida por Ilton Araujo, ofereceu um excelente Coquetel de Confraternização.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
ENCONTRO REGIONAL DE MUSEUS
Sob a presidência de Joel Santana da Gama, Coordenador do SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS ,no dia 18 de setembro, aconteceu ,em Dom Pedrito, o Encontro Regional de Museus , para a discussão e apresentação de sugestões ao PLANO ESTADUAL SETORIAL DE MUSEUS . Presentes representantes dos museus de Bagé,Santana do Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito, o evento iniciou às 9 h, com o ato de abertura , prestigiado pelo Prefeito anfitrião Lídio Dalla Nora Bastos; presença do Assessor de Cultura , Sidney Castilho; Representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura , Profa. Maria Andina Gonçalves ; Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , Profa.Ieda F. Bortolin ; a Responsável pelo Setor de Análise Técnica Pró Cultura /LIC RS, Janaina Timm de Souza e o Coordenador do SEM ,na 6ª Região Museológica, Adilson Nunes de Oliveira . Durante todo o encontro , foi significativa a participação de todos que certamente colaboraram para o aprimoramento do documento. O almoço do encontro aconteceu nas dependências do CTG Rodeio da Fronteira, oferecido pela Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.No dia seguinte o Coordenador do SEM teve a oportunidade de visitar o Museu Melânia Motosso , da Escola Na . Sra. do Horto e dar entrevista na Rádio Upacarahy.
REUNIÃO REGIONAL DE MUSEUS
Sob a presidência do Coordenador Estadual do Sistema Estadual de Museus , JOEL SANTANA DA GAMA, aconteceu em Dom Pedrito no dia 18 de setembro o ENCONTRO REGIONAL DE MUSEUS da 6ª RM. Prestigiado pela presença ,no ato de abertura, de S Excia o Prefeito - anfitrião , Lídio Dalla Nora Bastos , que proferiu a alocução oficial de boas -vindas, contou com a presença da Representante da Secretária Municipal de Educação e Cultura , Profa. Maria Andina Gonçalves ,; Assessor de Cultura Sidney Castilhos, Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , Profa. Ieda F Bortolin ; o Diretor do Museu Paulo Firpo e Coordenador da 6ª RM, Mus Adilson Nunes de Oliveira e ainda a presença de Janaina Timm de Souza, do Setor de Análise Técnica do Pro-Cultura/LIC RS. A pauta girou em torno do Plano Setorial Estadual de Museus, com amplo debate e sugestões . Dom Pedrito, isto é a 6ª Região Museológica foi a segunda a receber a visita do Coordenador do SEM para esse propósito. Como estávamos na Semana Farroupilha, o almoço do grupo aconteceu no CTG Rodeio da Fronteira, patrocinado pela Associação de Amigos do Museu. No dia 19, o Coordenador do SEM visitou o Museu Melânia Motozo, da Escola Na. Sra. do Horto, e concedeu entrevista à RÁDIO UPACARAHY.O evento esteve integrado à PRIMAVERA DOS MUSEUS .
terça-feira, 17 de setembro de 2013
ENCONTRO REGIONAL DE MUSEUS EM DOM PEDRITO
Acontecerá, amanhã, dia 18 , o Encontro Regional de Museus /6ª RM., com a presença do Coordenador do SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS, Mus. Mestre Joel Santana. A reunião será no Salão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura , das 9 h às 17 h.
A abertura do encontro estará a cargo do Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos , que decretará o ilustre Coordenador como HOSPEDE OFICIAL DE DOM PEDRITO.
A abertura do encontro estará a cargo do Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos , que decretará o ilustre Coordenador como HOSPEDE OFICIAL DE DOM PEDRITO.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
SÉTIMA PRIMAVERA DOS MUSEUS
Acontece em todo o país, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus , de 23 a 29 de setembro, a PRIMAVERA DOS MUSEUS. Evento criado em 2007, visa mobilizar e congregar os museus brasileiros em torno de um tema específico. Este ano o tema é MUSEUS , MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA . Cultura e memória africanas estão presentes no povo brasileiro, em palavras e gostos , gestos e cultos, símbolos e crenças a definirem uma identidade .
O MUSEU PAULO FIRPO durante o mês de setembro mostra OKUTAS E ORIXÁS .Com acervo da Coleção Sebastião Dalísio Freire e textos , a exposição evidencia um dos mais fortes elementos da cultura afro-brasileira : o culto aos orixás.
Ainda na programação, dia 27 de setembro, sexta - feira ,às 19 h.30min., ocorrerá UM ABRAÇO À SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL RIO GRANDENSE, a mais antiga sociedade em atuação. O evento contará com participação da Escola de Samba "Vagalumes do Luar" e banda da 3ª Cia de Eng. e Cmbt Mecanisado e um painel dos alunos do Curso de História - URCAMP/DOM PEDRITO intitulado A HISTÓRIA DA ÁFRICA NUMA LEITURA ACADÊMICA >
O MUSEU PAULO FIRPO durante o mês de setembro mostra OKUTAS E ORIXÁS .Com acervo da Coleção Sebastião Dalísio Freire e textos , a exposição evidencia um dos mais fortes elementos da cultura afro-brasileira : o culto aos orixás.
Ainda na programação, dia 27 de setembro, sexta - feira ,às 19 h.30min., ocorrerá UM ABRAÇO À SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL RIO GRANDENSE, a mais antiga sociedade em atuação. O evento contará com participação da Escola de Samba "Vagalumes do Luar" e banda da 3ª Cia de Eng. e Cmbt Mecanisado e um painel dos alunos do Curso de História - URCAMP/DOM PEDRITO intitulado A HISTÓRIA DA ÁFRICA NUMA LEITURA ACADÊMICA >
sábado, 24 de agosto de 2013
OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Promovida pela Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, aconteceu , no Museu Paulo Firpo ,dia 23 de agosto, sexta - feira, a Oficina de Criação Literária e Produção Textual
A oficina foi ministrada por BERENICE SICA LAMAS, psicóloga, escritora , poetisa, coordenadora do Scrivere - espaço de criação literária - e membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul .
Doutora em Letras e Professora de Literatura da PUC , Berenice viveu na Itália , onde atuou na área de tradução, tem vários livros publicados - contos ensaios , poesias e novelas - e muitas . premiações . Estimular e desenvolver o uso da faculdade da imaginação e criatividade , criar competências , para a produção textual e propiciar aperfeiçoamento do processo literário foram os principais objetivos da oficina .
A oficina foi ministrada por BERENICE SICA LAMAS, psicóloga, escritora , poetisa, coordenadora do Scrivere - espaço de criação literária - e membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul .
Doutora em Letras e Professora de Literatura da PUC , Berenice viveu na Itália , onde atuou na área de tradução, tem vários livros publicados - contos ensaios , poesias e novelas - e muitas . premiações . Estimular e desenvolver o uso da faculdade da imaginação e criatividade , criar competências , para a produção textual e propiciar aperfeiçoamento do processo literário foram os principais objetivos da oficina .
A presidente da Sesmaria Gisele Pinto, apresentando a oficineira
Pormenores da Oficina
A oficineira BERENICE SICA LAMAS
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
MUSEU E A REPORTAGEM DE ZH
Ontem, dia 21 de agosto, quarta feira , estiveram em Dom Pedrito, particularmente no Museu Paulo Firpo, a jovem repórter LETÍCIA DUARTE e o fotógrafo FELIX ZUCCO, da redação da ZERO HORA , realizando matéria para uma série especial sobre os Tesouros da Revolução Farroupilha a ser divulgada em setembro. Na oportunidade , fizeram entrevistas e tomadas da escrivaminha centenária que , segundo a tradição oral, foi utilizada pelo grupo de DAVID CANABARRO , no PONCHE VERDE , durante as tratativas da PACIFICAÇÃO DO RIO GRANDE .
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Museu participará na 9ª feira do livro
De 1º a 6 de outubro, Dom Pedrito estará vivendo o grande evento cultural literário que é a FEIRA DO LIVRO. O Museu , integrado com a Sesmaria Cultural de Dom Pedrito , na 9ª edição da Feira estará expondo o PROJETO LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , na forma de quatro banner, com imagens e textos sobre o projeto. Será uma oportunidade a mais para conscientizar os pedritenses quanto à importância da literatura e o papel do nosso museu na coleta conservação, guarda e comunicação referente as obras e autores de Dom Pedrito. A título de informação a coleção já inclui cerca de 300 obras de mais de uma centena de autores. Vá lá e confira , de 1º a 6 de outubro
.
Isabel Vasconcelos no lançamento de seu mais recente livro , no Museu
" Livros de Escritores Pedritenses"
.
Isabel Vasconcelos no lançamento de seu mais recente livro , no Museu
" Livros de Escritores Pedritenses"
DIRETOR PARTICIPA DE REUNIÃO NO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS
O Diretor do Museu participou como Coordenador Regional do SEM - VI RM, da reunião preliminar dirigida pelo Mus. Joel Santana ( Coordenador do Sistema Estadual de Museus- SEM ) que aconteceu em Porto Alegre, dia 9 de agosto ,objetivando a elaboração do Plano Estadual Setorial de Museus , documento que traçará objetivos , ações, metas para política estadual e museus para o Rio Grande do Sul.
DIRETOR DO MUSEU PAULO FIRPO PARTICIPA DE OFICINA
Selecionado entre cerca de 80 inscritos, o Diretor do Museu Paulo Firpo , participou, de 12 a 16 de agosto, na cidade de Pelotas, da Oficina GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL, ministrada por JOSÉ LUIZ PEDERSOLI Jr. O evento estava integrado as comemorações do Dia do Patrimônio - 17 de agosto.
A oficina, com duração de 35 h/a , aconteceu no Museu da Baronesa e contou com 35 participantes, entre eles membros da ACOR - RS Associação de Conservadores e Restauradores . Diretores e funcionários de Museus e universitários dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauro, participaram desse evento, marcado por atividades teóricas e práticas.
Mais uma excelente experiência que participo, buscando aperfeiçoar a atividade do nosso museu e nosso desempenho como equipe , afirma o Diretor do Museu de Dom Pedrito, Mus. Adilson Nunes de Oliveira .
A oficina, com duração de 35 h/a , aconteceu no Museu da Baronesa e contou com 35 participantes, entre eles membros da ACOR - RS Associação de Conservadores e Restauradores . Diretores e funcionários de Museus e universitários dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauro, participaram desse evento, marcado por atividades teóricas e práticas.
Mais uma excelente experiência que participo, buscando aperfeiçoar a atividade do nosso museu e nosso desempenho como equipe , afirma o Diretor do Museu de Dom Pedrito, Mus. Adilson Nunes de Oliveira .
MUSEU PAULO FIRPO PARTICIPA DE PESQUISA "RS MAIS - GASTRONOMIA"
Dia 13 de agosto, nosso Museu recebeu a visita dos pesquisadores, coordenados pela Historiadora e Pesquisadora LIANA BACH MARTINS, Assessoria e Coordenação de Atividades Especiais e Pesquisa em Gastronomia, da Casa Civil / Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Atendidos pelos funcionários que integram a Equipe do Museu, entrevistaram e leram algumas receitas e apontamentos existentes no Museu sobre as comidas tradicionais desta região .
Atendidos pelos funcionários que integram a Equipe do Museu, entrevistaram e leram algumas receitas e apontamentos existentes no Museu sobre as comidas tradicionais desta região .
sábado, 20 de julho de 2013
Aberta a exposição " DARCY MACIEL-- museálias contam a vida"
No final de tarde de 19 de julho, o Museu Paulo firpo abriu a exposição " DARCY MACIEL- museálias contam a vida ", num clima de emoção, junto com seus filhos e nora e genro, além de amigos e autoridades presentes.
Inicialmente foi projetado um dvd , produzido para a festa dos 80 anos do homenageado, que apresenta uma retrospectiva muito bem coordenada e ilustrativa da vida e da obra de Maciel. Com a mensagem de abertura , conduzida pelo Diretor do Museu, seguiu-se o pronunciamento do Dr. Alvanir Brignol, que ,em nome da Loja Maçônica Centenária "Cruzeiro do Sul III ",traçou um perfil muito bem apanhado do homenageado . Manifestou-se , encerrando, o Prefeito Municipal, Lídio Dalla Nora Bastos , seguindo-se um coquetel oferecido pela família Maciel.
A exposição permanece em cartaz até a última semana de agosto
Confira outras matérias sobre este assunto nos nossos blogs e as imagens do evento, clicadas pela lente de Januário Maia del Pino, da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.
Pormenor do ato de abertura
Dr. Brignol, durante seu discurso de abertura da exposição
Prefeito Lídio Bastos ao encerrar o ato solene
Familiares de Darcy Maciel - filhos , nora e genro, com o diretor do Museu
Inicialmente foi projetado um dvd , produzido para a festa dos 80 anos do homenageado, que apresenta uma retrospectiva muito bem coordenada e ilustrativa da vida e da obra de Maciel. Com a mensagem de abertura , conduzida pelo Diretor do Museu, seguiu-se o pronunciamento do Dr. Alvanir Brignol, que ,em nome da Loja Maçônica Centenária "Cruzeiro do Sul III ",traçou um perfil muito bem apanhado do homenageado . Manifestou-se , encerrando, o Prefeito Municipal, Lídio Dalla Nora Bastos , seguindo-se um coquetel oferecido pela família Maciel.
A exposição permanece em cartaz até a última semana de agosto
Confira outras matérias sobre este assunto nos nossos blogs e as imagens do evento, clicadas pela lente de Januário Maia del Pino, da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.
Pormenor do ato de abertura
O repórter Claudenir Munhoz entrevista a profa. Rosângela Bastos -filha de Darcy Maciel, durante o evento
Pormenores do ato de abertura
Dr. Brignol, durante seu discurso de abertura da exposição
Prefeito Lídio Bastos ao encerrar o ato solene
Familiares de Darcy Maciel - filhos , nora e genro, com o diretor do Museu
Assinar:
Postagens (Atom)