Nosso município carrega o apelido de DON PEDRO ANZUATEGUY, então aportuguesado para DOM PEDRITO .
Era, conforme a tradição oral, um fidalgo espanhol, cujos nobres ancestrais , fundaram casa senhorial em Biscaia,no século XVI-na antiga paróquia de San Andrés de Echevarria ( país basco)
Diz a tradição que seu apelido devia-se a sua extrema magreza e elevada estatura, que por "broma"seus companheiros assim o chamavam de Don Pedrito, diminutivo espanhol.
Entre 1700 e 1800, segundo o historiador pedritense DIAS LOPES, e memorialistas como o próprio Paulo Firpo, desertando do exército espanhol, aquartelado no Vive Reino do Prata, com alguns outros soldados ,vai embrenhando- se nas matas , em lugares, hoje , pertencentes ao Rio Grande do Sul. Obtendo passagem no Rio Santa Maria , instala -se na região que hoje é o Passo deDom Pedrito ,com um "posto de contrabando" - fumos e couros por produtos europeus - sem saber que ali , às margens do rio , com o passar do tempo, transforar -se-ia em caminho obrigatório e surgiria uma povoação, após as doações de terra na fronteira , em função dos tratados, especialmente o de Badajós.- 1810.
Não é necessário,no entanto, pensar que Pedro Anzoateguy desertou lá no Estado Oriental ou em Buenos Aires, é possível que tenha feito parte dos exércitos que, por mais de uma vez , invadiram o Rio Grande do Sul, digo , sim , as terras de posse do Reino Portugues. É notório que nessas invasões ocorreram levantes dos soldados, por motivos da falta dos soldos e das próprias condições das "peleias"-motivando , certamente,várias deserções . Pois Don Pedrito poderia ser um desses soldados...
Por outro lado, há documentos do século XVIII , encontrados no Cabildo de Montevidéu , que fazem referências a negociações que Anzoateguy , manteve , no Brasil, com Rafael Pinto Bandeira," o mimosinho da Rainha ,"como com outros bandos de " gauchos baqueanos" , pelo ano 1790.
Nesse mesmo documento estão alusões a sua elevada estatura e a sua origem basca.
Há outros fatos ( amores, desaparecimentos,túmulos ... até fotografias ) que não foram comprovados, pois sua vida continua mista de lendas e realidades.
Nesse mesmo documento estão alusões a sua elevada estatura e a sua origem basca.
Há outros fatos ( amores, desaparecimentos,túmulos ... até fotografias ) que não foram comprovados, pois sua vida continua mista de lendas e realidades.