terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DIRETOR DO MUSEU PARTICIPOU DE ENCONTRO COMEMORATIVO EM PORTO ALEGRE

Dia 18 de dezembro celebrou-se no país, os 30 anos da regulamentação da profissão de museólogo. O Rio Grande do Sul, que sempre esteve a frente da museologia ( graças a atuação de Tarcísio Taborda , que organizou os primeiros encontros de museologia , no estado, trazendo nomes de vanguarda nessa atividade) instituiu o primeiro Conselho Regional de Museus do Brasil,( que possibilitou o registro profissional no Ministério do Trabalho) hoje chamado COREM 3ª Região ,do qual sou integrante como Conselheiro Titular. O Estado organizou também o primeiro Sistema Estadual de Museus do país, instituições que serviram de modelo para os outros estados brasileiros . O ato, coordenado pela atual Presidência do Conselho Maria Cristina Pons da Silva foi realizado em Porto Alegre, no prédio do Santander Cultural , que contou com a presença de mais de 80 museólogos e diretores de museus , apresentou inicialmente duas mesas - redondas abordando temas referentes à função do museólogo frente à legislação. Na parte da tarde , houve várias manifestações de colegas que apresentaram suas principais realizações : pesquisas, exposições , guarda e conservação de acervos ...e outros de interesse geral. Foi apresentada a nova diretoria do COREM que assumirá em janeiro 2015. Culminou o evento com a redação de uma carta a ser apresentada ao novo governador do Estado, com as propostas e reivindicações da categoria. Confira imagem do certificado do Encontro Comemorativo e da Oficina que ministrou nosso Diretor , Mus. Adilson Oliveira, no Museu da História da Medicina, em outubro deste ano.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO NO MUSEU PAULO FIRPO

Com casa "au complet" , encerramos 2014 com bela confraternização, quando não faltaram momentos de cultura e arte. Poesias e performance , com Antônio Lima, declamação com Dalva Leon Moura e Pascoal Antônio Brandi e o Diretor do Museu; música com violão e voz de Jordan Jorge e Tapir da Rosa Freire - gaita de boca. De início, apresentamos uma síntese das atividades do ano, a apresentação da nova diretoria da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, que será empossada em janeiro, tendo como presidente Maria Solange F. Miranda ,homenagem a atual Presidente da associação Ieda Bortolin. Presentes compartilharam uma peça referencial de sua história de vida , participando da proposta " Um pedaço de mim ..." Após foi servido um coquetel.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TRINTA ANOS DA PROFISSÃO DE MUSEÓLOGO NO BRASIL

O CONSELHO REGIONAL DE MUSEOLOGIA , do qual sou um dos conselheiros titulares , celebrará , no próximo dia 18 ,os trinta anos da regulamentação da profissão de Museólogo , no Brasil. O evento ocorrerá no Santander Cultural, em Porto Alegre ,com um fórum quando serão discutidos importantes temas da profissão. A regulamentação da profissão se deu através da Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984. A partir daí se deram importantes avanços como a criação dos conselhos federal e estadual, os sistemas regionais , o reconhecimento da profissão no Ministério do Trabalho, logicamente, os sindicatos e as associações da categoria , entre outras conquistas significativas, cvomo a criação dos cursos de graduação. Estarei presente nesse encontro que valoriza a profissão, representando o Museu Paulo Firpo e a Sexta Região Museológica, da qual sou Coordenador .

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS TEM NOVA PRESIDENTE

Nesta sexta - feira, dia 5 de dezembro, aconteceu a eleição da nova Presidente da ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO. A escolha recaiu sobre a Profa. Maria Solange F.Miranda .
Na imagem, a Profa. Ieda Bortolin, à esquerda, ocasião em que brindava ,em pequeno grupo, com a nova presidente eleita.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MUSEU PAULO FIRPO CITADO EM BIBLIOGRAFIA

A Museóloga Teniza Spinelli,em obra sobre acervos bibliográficos em museus , cita o Museu Paulo Firpo, particularmente as obras raras do acervo e a coleção dos Livros de Escritores Pedritenses . Dessa forma divulga em nível nacional , o museu de Dom Pedrito .

HORÁRIO DE VERÃO

Desde o dia 1º de dezembro , o Museu Paulo Firpo iniciou seu horário de verão . De terças às sextas-feiras , das 8 h às 11h 30min . Á tarde das 18 às 20 h. Pode-se ver artefatos e imagens de Dom Pedrito, anteriores a implantação da rede elétrica e de saneamento básico e o interior de uma casa , dos meados do século XX. Ainda permanece a Exposição OKUTÁS E ORIXÁS , uma referência aos cultos afro-brasileiros e as pedras onde se assentam essas divindades.