terça-feira, 25 de março de 2014

PARA SEMPRE TARCÍSIO

Com esse slogan, o Museu Dom Diogo de Souza, de Bagé, abriu os eventos que assinalarão os vinte anos do passamento do historiador, museólogo, professor e juiz TARCÍSIO TABORDA , fundador dos museus de Bagé  e incentivador cultural.  O primeiro  ato foi a missa que aconteceu  no dia 13 de março, celebrada por Dom Gilio Felice, bispo diocesano.  O Museu Paulo Firpo e a VI Região Museológica esteve representada por seu Diretor , Mus. Adilson Nunes de Oliveira, ocasião em que fez um singelo pronunciamento, evocando o papel de Tarcísio na museologia  sul- rio-grandense. Confira as imagens.


terça-feira, 11 de março de 2014

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO

O Museu Paulo Firpo, como sede da VI Região Museológica, preparando -se para realizar a AVBERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO, nos municípios que compõem a Região. Como nos anos anteriores , desloca-se a sede da regional para três municípios que funcionam como núcleos , reunindo diretores e funcionários dos museus. Neste ano, Santana da Boa Vista - dia 21 - reunirá dirigentes de museus de São Gabriel, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul e  Santa Margarida do Sul . Rosário do Sul  ,dia 28, sediará o segundo evento com os municípios de Uruguaiana, Alegrete, Quarai , Santana do Livramento e  Barra do Quarai . Sem data ainda definida Bagé reunirá representantes dos museus de Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Candiota ,  Aceguá, Pedras Altas , Hulha Negra .Mesmo municípios que ainda não tem museus podem comparecer  os Assessores de Cultura ou Secretários de Educação , como forma de obter informações para ações a serem desencadeadas no sentido de organizar museus municipais

MUSEU PERMANECE FECHADO À VISITAÇÃO

Por motivo de incidente na Sala da Reserva Técnica , o Museu permanece ainda fechado ao público. Somente serviços internos estão sendo realizados e emergências , atendidas.
Espera-se abrir em abril, durante o Aniversário do Museu