terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DIRETOR DO MUSEU PARTICIPOU DE ENCONTRO COMEMORATIVO EM PORTO ALEGRE

Dia 18 de dezembro celebrou-se no país, os 30 anos da regulamentação da profissão de museólogo. O Rio Grande do Sul, que sempre esteve a frente da museologia ( graças a atuação de Tarcísio Taborda , que organizou os primeiros encontros de museologia , no estado, trazendo nomes de vanguarda nessa atividade) instituiu o primeiro Conselho Regional de Museus do Brasil,( que possibilitou o registro profissional no Ministério do Trabalho) hoje chamado COREM 3ª Região ,do qual sou integrante como Conselheiro Titular. O Estado organizou também o primeiro Sistema Estadual de Museus do país, instituições que serviram de modelo para os outros estados brasileiros . O ato, coordenado pela atual Presidência do Conselho Maria Cristina Pons da Silva foi realizado em Porto Alegre, no prédio do Santander Cultural , que contou com a presença de mais de 80 museólogos e diretores de museus , apresentou inicialmente duas mesas - redondas abordando temas referentes à função do museólogo frente à legislação. Na parte da tarde , houve várias manifestações de colegas que apresentaram suas principais realizações : pesquisas, exposições , guarda e conservação de acervos ...e outros de interesse geral. Foi apresentada a nova diretoria do COREM que assumirá em janeiro 2015. Culminou o evento com a redação de uma carta a ser apresentada ao novo governador do Estado, com as propostas e reivindicações da categoria. Confira imagem do certificado do Encontro Comemorativo e da Oficina que ministrou nosso Diretor , Mus. Adilson Oliveira, no Museu da História da Medicina, em outubro deste ano.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO NO MUSEU PAULO FIRPO

Com casa "au complet" , encerramos 2014 com bela confraternização, quando não faltaram momentos de cultura e arte. Poesias e performance , com Antônio Lima, declamação com Dalva Leon Moura e Pascoal Antônio Brandi e o Diretor do Museu; música com violão e voz de Jordan Jorge e Tapir da Rosa Freire - gaita de boca. De início, apresentamos uma síntese das atividades do ano, a apresentação da nova diretoria da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, que será empossada em janeiro, tendo como presidente Maria Solange F. Miranda ,homenagem a atual Presidente da associação Ieda Bortolin. Presentes compartilharam uma peça referencial de sua história de vida , participando da proposta " Um pedaço de mim ..." Após foi servido um coquetel.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TRINTA ANOS DA PROFISSÃO DE MUSEÓLOGO NO BRASIL

O CONSELHO REGIONAL DE MUSEOLOGIA , do qual sou um dos conselheiros titulares , celebrará , no próximo dia 18 ,os trinta anos da regulamentação da profissão de Museólogo , no Brasil. O evento ocorrerá no Santander Cultural, em Porto Alegre ,com um fórum quando serão discutidos importantes temas da profissão. A regulamentação da profissão se deu através da Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984. A partir daí se deram importantes avanços como a criação dos conselhos federal e estadual, os sistemas regionais , o reconhecimento da profissão no Ministério do Trabalho, logicamente, os sindicatos e as associações da categoria , entre outras conquistas significativas, cvomo a criação dos cursos de graduação. Estarei presente nesse encontro que valoriza a profissão, representando o Museu Paulo Firpo e a Sexta Região Museológica, da qual sou Coordenador .

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS TEM NOVA PRESIDENTE

Nesta sexta - feira, dia 5 de dezembro, aconteceu a eleição da nova Presidente da ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO. A escolha recaiu sobre a Profa. Maria Solange F.Miranda .
Na imagem, a Profa. Ieda Bortolin, à esquerda, ocasião em que brindava ,em pequeno grupo, com a nova presidente eleita.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MUSEU PAULO FIRPO CITADO EM BIBLIOGRAFIA

A Museóloga Teniza Spinelli,em obra sobre acervos bibliográficos em museus , cita o Museu Paulo Firpo, particularmente as obras raras do acervo e a coleção dos Livros de Escritores Pedritenses . Dessa forma divulga em nível nacional , o museu de Dom Pedrito .

HORÁRIO DE VERÃO

Desde o dia 1º de dezembro , o Museu Paulo Firpo iniciou seu horário de verão . De terças às sextas-feiras , das 8 h às 11h 30min . Á tarde das 18 às 20 h. Pode-se ver artefatos e imagens de Dom Pedrito, anteriores a implantação da rede elétrica e de saneamento básico e o interior de uma casa , dos meados do século XX. Ainda permanece a Exposição OKUTÁS E ORIXÁS , uma referência aos cultos afro-brasileiros e as pedras onde se assentam essas divindades.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MUSEÓLOGO PARTICIPA DA FEIRA INTERNA DO LIVRO EM ESCOLA MUNICIPAL

O Museólogo Adilson Oliveira participou da Feira do Livro , da Escola Municipal Alcides Maia , apresentando uma palestra sobre os escritores pedritenses. Nessa ocasião esteve acompanhado por integrantes da SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO , Sedilei Castilos e Pascoal Antônio Brandi, sendo que este último também expos sobre suas obras, particularmente sobre o mais recente livro O BORZEGUIM
.

Museu Paulo Firpo: MUSEU RECEBE IMPORTANTE DOAÇÃO

Museu Paulo Firpo: MUSEU RECEBE IMPORTANTE DOAÇÃO: O Museu Paulo Firpo recebeu no final de outubro, durante a NOITE DE IOUTORGA DE TÍTULOS ( evento promovido pela Câmara Municipal de Vere...

MUSEU RECEBE IMPORTANTE DOAÇÃO

O Museu Paulo Firpo recebeu no final de outubro, durante a NOITE DE IOUTORGA DE TÍTULOS ( evento promovido pela Câmara Municipal de Vereadores) importante peça para seu acervo . Trata-se de uma obra de arte, produzida pelo artista plástico pedritense ELISEU SEVERO MEIRA que reside em Porto Alegre. A obra retrata a prefeitura de nossa cidade ,bico de pena e pontilhismo , sobre suporte papel. Peça similar foi doada à Prefeitura e hoje se encontra no Gabinete do Prefeito. Confira imagem da obra que será brevemente exposta no Museu. Agradecemos ao amigo Eliseu pela valiosa contribuição à galeria de arte do Museu Paulo Firpo

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ROTEIRO CULTURAL COM ALUNOS DE ESCOLA RURAL

Alunos da Escola Municipal "PEDRO BERNARDO, do interior do município de Dom Pedrito, estiveram participando, no dia 13 de novembro , do ROTEIRO CULTURAL pelo centro histórico da cidade Cerca de 25 alunos, alguns acompanhados de suas mães tiveram oportunidade de visitar o centro, o museu, a praça e seus monumentos, o Rancho Farroupilha Dr. Antônio Cândido da Silva Neto, a Prefeitura , salão nobre e gabinete do prefeito, a igreja matriz, a caixa d´agua e o Instituto artístico Carlos Gomes. O evento foi iniciativa da Profa.Helena Xavier. Confira as imagens

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SMEC DE DOM PEDRITO OPORTUNIZA OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Nesta manhã de 29 de outubro, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ,em plena  Semana de Dom Pedrito, apresentamos , no salão da SMEC, a professores de História e de Cultura Regional ,  uma  oficina sobre EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. A atividade leva em consideração aspectos patrimoniais de nossa cidade, valorizando-os e buscando a apropriação desses bens, com vistas a sua preservação.
O tema Educação Patrimonial  foi também foco da recente oficina que apresentamos em Porto Alegre , no Museu da História da Medicina .

HISTÓRIA DE DOM PEDRITO PARA PEQUENOS

Atendendo convite da Profa. Marcia Netto Soares , ontem, dia 28 de outubro, em plena SEMANA DE DOM PEDRITO , estivemos na E.E.E.  Fundamental  " Cel .Urbano das Chagas", apresentando aos alunos de 1ª e  3 ª  séries ,uma maquete  sobre a história da cidade de Dom Pedrito. Essa atividade reporta aos primórdios da história local, desde os primitivos habitantes passando pela chegada de D. Pedrito, dos primeiros estancieiros , de Bernardino Ângelo , a criação da Capela, a transferência da povoação ... e outros fatos importantes da vida de nossa cidade.  Aos poucos , vai se montando a vila e a cidade. O objetivo da proposta é  levar os alunos a perceberem a evolução de Dom Pedrito ao longo do tempo que obriga a construção de novos espaços  ,  novas casas, novos serviços ...  . No final , todos cantamos PARABÉNS DOM PEDRITO...
Confira as imagens.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

MUSEU PAULO FIRPO PRESENTE NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Durante a  81ª EXPOSIÇÃO- FEIRA DO SINDICATO RURAL , o Museu Paulo Firpo  apresentou  a Exposição "EXPOSIÇÕES - FEIRAS DE DOM PEDRITO - uma história de mais de cem anos", resultado de cerca de 4 meses de trabalho de pesquisa, digitação de textos, escolhas de imagens  e elaboração  do material para impressão dos banners .
Ao todo  foram 12 peças,  impressas em lona, com imagens e textos, que teve o patrocínio cultural do Sindicato Rural.
Os banners evocaram  os primórdios da fixação do homem à terra, a pecuária e a agricultura ;  o surgimento da Sociedade Agrícola e Pastoril de Dom Pedrito ; a primeira exposição-- realizada nos dias em 15, 16 e 17  de novembro de 1907-- a fundação da  Associação Rural e posteriormente o papel do Sindicato Rural na organização das Exposições - Feiras, apresentando a relação dos Presidentes do Sindicato que organizaram as exposições- feiras , a partir de 1933. Confira , em breve , no sítio do Sindicato Rural  essa "história de mais de cem anos ".

                         Dr. José Roberto Pires Weber, Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, em
                                                               visita    à  Exposição


                          Dr. Arthur Villamil de Castro , ex-presidente do Sindicato, acompanhado do 
                                                  Mus. Adilson Oliveira,  em visita à Exposição

MUSEU PAULO FIRPO ESTEVE NA ESCOLA Profa. CÂNDIDA TABORDA ALVES

Ontem, dia  27 de outubro, estivemos , juntamente com a profa. Márcia N. Soares, na Escola de Ensino  Médio "Cândida Taborda Alves", ocasião em que proferimos palestras enfocando  a história de  Dom Pedrito. O evento ocorreu de manhã e à  noite, oportunidade em que tivemos cerca de 90 estudantes daquela escola. As palestras  ocorreram  a convite da Profa. Darlene  Moreira  Rola , a quem agradecemos a oportunidade.
 Confira as imagens


 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

O Museu Paulo Firpo estará presente no PARQUE DE EXPOSIÇÕES , durante o FARM -SHOW. A participação do nosso museu municipal, durante   as Exposições já é uma prática que vem se realizando há vários anos, graças a uma gentileza do Sindicato Rural . É uma excepcional oportunidade de o museu mostrar seu trabalho, através de exposições extramuros . Neste ano , o tema da exposição será as " EXPOSIÇÕES FEIRAS DE DOM PEDRITO - uma história de mais de cem anos", eventos contados através de 13 banners que elaboramos com o patrocínio cultural do Sindicato Rural. O material vai nos reportar sobre o início da agricultura e da pecuária , com a fixação do homem à terra, passando pela introdução do gado no Brasil e no Rio Grande do Sul, as primeiras associações de classe , da Idade Média ( corporações de ofício, responsáveis pela organização das feiras ) ; a formação dos sindicatos no Brasil, a primeira exposição feira de Dom Pedrito - 1907 ;outras exposições contam a história ;  a presença do Sindicato Rural de Dom Pedrito; o cenário das exposições ... tudo acompanhado de imagens recolhidas do acervo do Museu Paulo Firpo .
Vale a pena conferir de perto esta exposição que ficará  à visitação no Pavilhão Central, bem em frente ao pórtico de entrada, das 17 às 22 h, quinta e sexta feira - dias 23 e 24--e das 15 às 22 no sábado e domingo, 25 e 26 de outubro.
Convite da 1ª Exposição-feira de Dom Pedrito - 1907

Pórtico da Exposição- feira , com abanda .

MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM PORTO ALEGRE

O Diretor do Museu Paulo Firpo, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , durante os dias 13 e 14 deste mês de outubro , esteve na Capital ministrando a oficina "AÇÃO EDUCATIVA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL- experiências em um pequeno museu " , integrante do III CICLO  DE PALESTRAS  com o tema Educação para o Patrimônio, evento coordenado pelo Museu de História da Medicina, órgão do Sindicato Médico do rio Grande do Sul.  Cerca de 50 pessoas, entre historiadores, arquivistas , museólogos e universitários de museologia participaram do evento."Para mim foi uma experiência importante poder  demonstrar o que nosso museu- pequeno museu do interior, sem grandes recursos  - pode realizar no tocante à educação museal e patrimonial. O trabalho que realizamos aqui  tem alguma qualidade, certamente , pois senão ... "



                                                                      Banner do encontro
MUS. EVERTON QUEVEDO ,na abertura do III CICLO DE PALESTRAS
 
 
 
 
 
 
 
Pormenor da oficina
                               


         Outros momentos da Oficina ministrada pelo Mus. Adilson Nunes de Oliveira , no Museu de     
                                            História da Medicina - dias 13  e 14 de outubro - Porto Alegre .

 
 
Mus. Adilson Nunes de Oliveira, com os colegas  Andrea Reis Silveira e  Everton Quevedo
no Museu de História da Medicina.