sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO É NOTÍCIA NA IMPRENSA URUGUAIA
o Jornal ESPAÑOLES , edição número 79 , de dezemnbro de 2012 ,traz, a página 22, a notícia ilustrada que tem por título "INAUGURAN NUESTRA "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" que evidencia a exposição do nosso Museu. Para o Diretor do Museu esse fato torna-se importante ,pois divulga Dom Pedrito em nível internacional,uma vez que o jornal tem circulação em todos os países de língua espanhola e onde há espanhois residindo e que tem interesse em saber o que acontece no mundo sem fronteiras .Agradecemos ao jornalista Manuel Jose Lopes Faraldo pela publicação.
Faraldo comenta um pensamento de Sartre " el hombre está condenado a vivir en libertad" precisando que " eso era lo que estaba buscando Pedro Ansoategui al desertar de Ejercito Español ,por el 1770,junto a una docena de hombres, quando llegó as horillas del Rio Santa Maria e ante la complacencia de los aborigenes se instaló como contrabandista de ganado en la frontera luso-española . Faraldo asegura que "esa ansia de libertad que sembró en la zona que los indios denominaban "campo de flores",fué la que llevó que una centuria más tarde antes de que en Brasil, se decretara la Ley Aurea , em Dom Pedrito se libertaban a todos los esclavos, siendo asimismo tambien, el lugar donde se firmó la paz de la Revolucion Farroupilha lo que demuestra la siembra que aquel emigrante vasco dejaria en su lucha de libertad.
CONFIRA IMAGENS
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Década do Patrimônio Museológico
Desde este ano, até 2022, estaremos celebrando a DÉCADA DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO. Evento comemorativo a Mesa de Santiago, cujos 50 anos serão comemorados ao encerrar a década.
O evento que está sendo rememorado é, sem dúvida , o mais importante e incisivo documento da proposta de uma Museologia Social e que norteia toda a ação nesse sentido.
Nós, do Museu Paulo Firpo, estamos aceitando sua sugestão de evento para incluir na programação local.
Década do Patrimônio Museológico 2012-2022
Década do Patrimônio Museológico 2012-2022
Colegas e Amigos, estamos aceitando sugestões de eventos para a década.
Aguardamos sua colaboração
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
DIRETOR DO MUSEU FAZ PALESTRA EM BAGÉ
Atendendo convite da Vice - Cõnsul da Espanha, em Bagé, Senhora Guillermina Gonzales, o Diretor do Museu Paulo Firpo,Museólogo Adilson Nunes de Oliveira,no sábado,dia 15 de dezembro,proferiu palestra na Sociedade Espanhola daquela cidade .em comemoração alusiva aos 144 anos de fundação da entidade. A palestra abordou sobre o espanhol - de Biskaia - Don Pedro Ansoategui - o Don Pedrito - iniciador da povoação que deu origem a cidade homônima.
Presentes , além dos sócios da entidade , espanhóis e hispano-descendentes ,representantes diplomáticos de Portugal e Itália , com sede em Bagé.
O evento, realizado no amplo e bem decorado Salão de Festas da Sociedade Espanhola , encerrou com saboroso coquetel.
Nessa oportunidade ficou alinhado uma exposição de fotografias sobre a SEMANA SANTA EM SEVILHA ,com fotos produzidas por Guillermina Gonzales ,para o primeiro semestre de 2013.Confira imagens da palestra
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
LANÇAMENTO DO "BRAÇAS LITERÁRIAS" EM NOITE DE GALA
Ontem , quinta-feira, dia 13 de dezembro,a SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO apresentou o número 32 de seu jornal BRAÇAS LITERÁRIAS, no Museu Paulo Firpo , em excepcional noite .
Inicialmente a abertura da mostra fotográfica , com obras de Elda Maria Quadros Pires e Pascoal Antônio Gonçalves Brandi, sobre o tema natureza, com lindíssimos por- de- sóis e cenas de campo.
Na sequência ,Giseli B. Pinto, Presidente da Sesmaria Cultural , fez o lançamento da 32 ª edição do BRAÇAS LITERÁRIAS, seguindo-se de apresentação musical com a consagrada concertista Elda Pires, pedritense, residente na Capital ,onde atua como pianista e tecladista em inúmeros eventos culturais e sociais.
Encerrando a noite," à sombra" de um gazebo, com a gaita de boca de Tapir Freire , e um coquetel,oferecido pela Sesmaria Cultural e Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , encerramos a noite em alto estilo.
Contamos com as parcerias do Restaurante Cumbuca, aquele do"sabor na medida certa" e da Floricultura Tropical, (3243 4953 ) sempre nossa apoiadora .
sábado, 8 de dezembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO COM HORÁRIO DE VERÃO
Até final de fevereiro , o MUSEU PAULO FIRPO estará praticando seu horário alternativo de verão. Manhã das 8h às 11 h 30 min. e à tarde , das 19h às 21 h., de terças às sextas- feiras. As segundas feiras é o dia de expediente interno, mas , em casos especiais são aceitos agendamento de visitas e agendamentos de trabalhos de pesquisas.
Nesse período a exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES poderá ser visitada , além de outras de caráter permanente- "Dom Pedrito - água e luz"," RS-- Guerras e revoluções" e ainda " Minerais na Indústria" esta com exempares do Rio Grande do Sul, da coleção Sebastião Dalísio Freire .
Nesse período a exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES poderá ser visitada , além de outras de caráter permanente- "Dom Pedrito - água e luz"," RS-- Guerras e revoluções" e ainda " Minerais na Indústria" esta com exempares do Rio Grande do Sul, da coleção Sebastião Dalísio Freire .
OFICINA " CONSERTO DE LIVROS E DOCUMENTOS"
Durante dois dias, 6 e 7 de dezembro,aconteceu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé, a oficina CONSERTO DE LIVROS E DOCUMENTOS. O oficineiro, Mus. Adilson nunes de Oliveira, Coordenador da VI Região Museológica e Diretor do Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, repassou aos paticipantes técnicas como higienização mecânica , conserto de rasgões, tingimento de papéis, enxertos ,costuras simples e com cadarços , confecção de lombadas e encadernações - capa mole e capa dura . Transmitiu também algumas noções peliminares de conservação de documentos em suporte papel- cuidados com iluminação, umidade, exposição de obras ,temperatura, indicando alguns procedimentos simples para a conservação preventiva de acervos arquivisticos, museológicos ou de bibliotecas. Participaram da oficina, profissionais do Museu Dom Diogo de Souza, do arquivo Municipal e do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda Os participantes demonstraram vivo interesse e está prevista para o mês de fevereiro de 2013 uma nova oficina. Interessados entrar em contato no Museu Dom Diogo de Souza ou pelo fone oxx 53 32428244 ramal 250
Confira reportagem no jornal FOLHA DO SUL, de 7 de dezembro, p.18.
Confira reportagem no jornal FOLHA DO SUL, de 7 de dezembro, p.18.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
PROJETO UMA CARTA PARA DOM PEDRITO
Foram fechadas em pacote especial da ECT , cerca de 50 cartinhas, redigidas por alunos das escolas Bernardino Ângelo, Na.Sra.do Horto e Argeny Jardim, mensagens que serão abertas em outubro de 2022, quando nossa cidade estará celebrando seu Sesquicentenário.
Presentes ao ato, além da equipe do Museu Paulo Firpo, Júlio Alberto de P Oliveira - Coordenador de Vendas da ECT ; Iracilda Lopes Bueno, Gerente local dos Correios ; Repórteres dos jornais Ponche Verde e Folha da Cidade , Claudenir Munhoz e Ana Paula Gonçalves , respectivamente ; Assessora de Cultura da SMEC Profa Eva Portilho e sua colega de setor Yara Garcez ; e a Profa .Célia Nívea Oliveira , da Escola Bernardino Ângelo.
"Este ato foi significativo, para nosso museu, pois joga uma programação - a abertura dessas cartinhas-- para o futuro e gerará certamente ,uma perspectiva entre os participantes para ver o que Dom Pedrito será daqui a dez anos ,pois também nos pereguntamos ,onde estarão esses "missivistas do futuro " ou todos nós" pensa o Diretor do Museu, Mus. Adilson Oliveira
Assinar:
Postagens (Atom)