sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO É NOTÍCIA NA IMPRENSA URUGUAIA
o Jornal ESPAÑOLES , edição número 79 , de dezemnbro de 2012 ,traz, a página 22, a notícia ilustrada que tem por título "INAUGURAN NUESTRA "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" que evidencia a exposição do nosso Museu. Para o Diretor do Museu esse fato torna-se importante ,pois divulga Dom Pedrito em nível internacional,uma vez que o jornal tem circulação em todos os países de língua espanhola e onde há espanhois residindo e que tem interesse em saber o que acontece no mundo sem fronteiras .Agradecemos ao jornalista Manuel Jose Lopes Faraldo pela publicação.
Faraldo comenta um pensamento de Sartre " el hombre está condenado a vivir en libertad" precisando que " eso era lo que estaba buscando Pedro Ansoategui al desertar de Ejercito Español ,por el 1770,junto a una docena de hombres, quando llegó as horillas del Rio Santa Maria e ante la complacencia de los aborigenes se instaló como contrabandista de ganado en la frontera luso-española . Faraldo asegura que "esa ansia de libertad que sembró en la zona que los indios denominaban "campo de flores",fué la que llevó que una centuria más tarde antes de que en Brasil, se decretara la Ley Aurea , em Dom Pedrito se libertaban a todos los esclavos, siendo asimismo tambien, el lugar donde se firmó la paz de la Revolucion Farroupilha lo que demuestra la siembra que aquel emigrante vasco dejaria en su lucha de libertad.
CONFIRA IMAGENS
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Década do Patrimônio Museológico
Desde este ano, até 2022, estaremos celebrando a DÉCADA DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO. Evento comemorativo a Mesa de Santiago, cujos 50 anos serão comemorados ao encerrar a década.
O evento que está sendo rememorado é, sem dúvida , o mais importante e incisivo documento da proposta de uma Museologia Social e que norteia toda a ação nesse sentido.
Nós, do Museu Paulo Firpo, estamos aceitando sua sugestão de evento para incluir na programação local.
Década do Patrimônio Museológico 2012-2022
Década do Patrimônio Museológico 2012-2022
Colegas e Amigos, estamos aceitando sugestões de eventos para a década.
Aguardamos sua colaboração
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
DIRETOR DO MUSEU FAZ PALESTRA EM BAGÉ
Atendendo convite da Vice - Cõnsul da Espanha, em Bagé, Senhora Guillermina Gonzales, o Diretor do Museu Paulo Firpo,Museólogo Adilson Nunes de Oliveira,no sábado,dia 15 de dezembro,proferiu palestra na Sociedade Espanhola daquela cidade .em comemoração alusiva aos 144 anos de fundação da entidade. A palestra abordou sobre o espanhol - de Biskaia - Don Pedro Ansoategui - o Don Pedrito - iniciador da povoação que deu origem a cidade homônima.
Presentes , além dos sócios da entidade , espanhóis e hispano-descendentes ,representantes diplomáticos de Portugal e Itália , com sede em Bagé.
O evento, realizado no amplo e bem decorado Salão de Festas da Sociedade Espanhola , encerrou com saboroso coquetel.
Nessa oportunidade ficou alinhado uma exposição de fotografias sobre a SEMANA SANTA EM SEVILHA ,com fotos produzidas por Guillermina Gonzales ,para o primeiro semestre de 2013.Confira imagens da palestra
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
LANÇAMENTO DO "BRAÇAS LITERÁRIAS" EM NOITE DE GALA
Ontem , quinta-feira, dia 13 de dezembro,a SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO apresentou o número 32 de seu jornal BRAÇAS LITERÁRIAS, no Museu Paulo Firpo , em excepcional noite .
Inicialmente a abertura da mostra fotográfica , com obras de Elda Maria Quadros Pires e Pascoal Antônio Gonçalves Brandi, sobre o tema natureza, com lindíssimos por- de- sóis e cenas de campo.
Na sequência ,Giseli B. Pinto, Presidente da Sesmaria Cultural , fez o lançamento da 32 ª edição do BRAÇAS LITERÁRIAS, seguindo-se de apresentação musical com a consagrada concertista Elda Pires, pedritense, residente na Capital ,onde atua como pianista e tecladista em inúmeros eventos culturais e sociais.
Encerrando a noite," à sombra" de um gazebo, com a gaita de boca de Tapir Freire , e um coquetel,oferecido pela Sesmaria Cultural e Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , encerramos a noite em alto estilo.
Contamos com as parcerias do Restaurante Cumbuca, aquele do"sabor na medida certa" e da Floricultura Tropical, (3243 4953 ) sempre nossa apoiadora .
sábado, 8 de dezembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO COM HORÁRIO DE VERÃO
Até final de fevereiro , o MUSEU PAULO FIRPO estará praticando seu horário alternativo de verão. Manhã das 8h às 11 h 30 min. e à tarde , das 19h às 21 h., de terças às sextas- feiras. As segundas feiras é o dia de expediente interno, mas , em casos especiais são aceitos agendamento de visitas e agendamentos de trabalhos de pesquisas.
Nesse período a exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES poderá ser visitada , além de outras de caráter permanente- "Dom Pedrito - água e luz"," RS-- Guerras e revoluções" e ainda " Minerais na Indústria" esta com exempares do Rio Grande do Sul, da coleção Sebastião Dalísio Freire .
Nesse período a exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES poderá ser visitada , além de outras de caráter permanente- "Dom Pedrito - água e luz"," RS-- Guerras e revoluções" e ainda " Minerais na Indústria" esta com exempares do Rio Grande do Sul, da coleção Sebastião Dalísio Freire .
OFICINA " CONSERTO DE LIVROS E DOCUMENTOS"
Durante dois dias, 6 e 7 de dezembro,aconteceu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé, a oficina CONSERTO DE LIVROS E DOCUMENTOS. O oficineiro, Mus. Adilson nunes de Oliveira, Coordenador da VI Região Museológica e Diretor do Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, repassou aos paticipantes técnicas como higienização mecânica , conserto de rasgões, tingimento de papéis, enxertos ,costuras simples e com cadarços , confecção de lombadas e encadernações - capa mole e capa dura . Transmitiu também algumas noções peliminares de conservação de documentos em suporte papel- cuidados com iluminação, umidade, exposição de obras ,temperatura, indicando alguns procedimentos simples para a conservação preventiva de acervos arquivisticos, museológicos ou de bibliotecas. Participaram da oficina, profissionais do Museu Dom Diogo de Souza, do arquivo Municipal e do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda Os participantes demonstraram vivo interesse e está prevista para o mês de fevereiro de 2013 uma nova oficina. Interessados entrar em contato no Museu Dom Diogo de Souza ou pelo fone oxx 53 32428244 ramal 250
Confira reportagem no jornal FOLHA DO SUL, de 7 de dezembro, p.18.
Confira reportagem no jornal FOLHA DO SUL, de 7 de dezembro, p.18.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
PROJETO UMA CARTA PARA DOM PEDRITO
Foram fechadas em pacote especial da ECT , cerca de 50 cartinhas, redigidas por alunos das escolas Bernardino Ângelo, Na.Sra.do Horto e Argeny Jardim, mensagens que serão abertas em outubro de 2022, quando nossa cidade estará celebrando seu Sesquicentenário.
Presentes ao ato, além da equipe do Museu Paulo Firpo, Júlio Alberto de P Oliveira - Coordenador de Vendas da ECT ; Iracilda Lopes Bueno, Gerente local dos Correios ; Repórteres dos jornais Ponche Verde e Folha da Cidade , Claudenir Munhoz e Ana Paula Gonçalves , respectivamente ; Assessora de Cultura da SMEC Profa Eva Portilho e sua colega de setor Yara Garcez ; e a Profa .Célia Nívea Oliveira , da Escola Bernardino Ângelo.
"Este ato foi significativo, para nosso museu, pois joga uma programação - a abertura dessas cartinhas-- para o futuro e gerará certamente ,uma perspectiva entre os participantes para ver o que Dom Pedrito será daqui a dez anos ,pois também nos pereguntamos ,onde estarão esses "missivistas do futuro " ou todos nós" pensa o Diretor do Museu, Mus. Adilson Oliveira
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO EM PORTO ALEGRE
Desde o dia 23 de novembro, o MUSEU PAULO FIRPO está apresentando, em Porto Alegre , a exposição EGÍDIO GUANZATI E ANSELMO VALLI. . A exposição encontra - se na sede da ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL - rua Osvaldo Aranha 744, em frente ao Parque Farroupilha , numa gentil parceria do Museu com ACIRS, através de seu dinãmico gerente , Marco Travesso.
Imagens e textos --- em portugues e italiano --- podem ser vistos e traçam a trajetória e a obra dos construtores italo-brasileiros, que chegaram em Dom Pedrito há um século e, com seu talento e arte, transformaram a imagem arquitetônica da cidade .
Imagens e textos --- em portugues e italiano --- podem ser vistos e traçam a trajetória e a obra dos construtores italo-brasileiros, que chegaram em Dom Pedrito há um século e, com seu talento e arte, transformaram a imagem arquitetônica da cidade .
terça-feira, 13 de novembro de 2012
EXPOSIÇÃO VIRTUAL SOBRE OJORNALPONCHE VERDE
O jornal Ponche Verde , completou este ano ,80 primaveras e aproveitando esse fato,está disponível no museupaulofirpovirtual.blogspot.com ,em seis slides uma pequena história desse importate órgão daimprensa gaúcha. .Confira as imagens ricamente ilustradase saiba mais sobre ahistória de nossa terra
sábado, 3 de novembro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITALIANA EM PORTO ALEGRE
A sede da ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL - ACIRS- estará sediando neste mês de novembro a exposição EGÍDIO GUANZATI E ANSELMO VALLI-construtores italianos , chegados em Dom Pedrito em 1911 e que, com seus talentos e arte , modificaram a paisagem urbana dessa cidade fronteiriça do Rio Grande do Sul. Dessa forma muitos pedritenses que residem na Capital Gaúcha poderão ver e admirar a obra dos construtores italianos e recordar um pouco de sua cidade. O evento é na ACIRS -Osvaldo Aranha 744, informações pelo fone 32 12 5535., com Marco.
Essa exposição está ligada ao MOMENTO ITÁLIA - BRASIL 2011/12, do Ministério da Cutura
Essa exposição está ligada ao MOMENTO ITÁLIA - BRASIL 2011/12, do Ministério da Cutura
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Museu Paulo Firpo
A história do Museu Paulo Firpo iniciou com uma exposição retrospectiva da História de Dom Pedrito, organizada pela biblioteca infantil Salzano Vieira da Cunha, quando se aproximava o Centenário de Elevação de Dom Pedrito à categoria de Vila.
Em 1968, liderada por Paulo Firpo, com apoio de um grupo de pedritenses, era fundado o Museu denominado ,então , Ponche Verde. Passadas as primeiras tratativas, com apoio do Poder Público e comunidade, era inaugurdo e aberto ao público, em sala alugada na Casa Paroquial - 26 de abril de 1971 - com significativo acervo doado por famílias pedritenses e em especial, por Paulo Firpo.
Transladado para sala da Prefeitura, foi então denominado Museu Paulo Firpo e recebeu o acervo do extinto Museu Petrográfico Assis Brasil, coleção de rochas e minerais de Sebastião (Pimbim) Freire.
A antiga sede do Partido Libertador - construção de 1902 - foi oferecida à Prefeitura, pela agremiação política, para onde o Museu se transferiu em 1987, após adaptações.
ACERVO Com acervo eclético , predominando o enfoque histórico, reune fotografias, jornais, móveis, peças téxteis e dearte , além de material arqueológico. Destaque para a coleção de Livros de Escritores Pedritenses, que reune mais de 300 obras , expostas noa anos pares, desde 1982.
PAULO FIRPO (1883 - 1974) O principal memorialista pedritense atuou no comércio e na pecuária, reuniu em sua casa as doações de amigos que a ele repassaram diante de seu vivo interesse pela História de Dom Pedrito. Essa foi s coleção inicial do Museu que hoje leva seu nome como patrono.
VISITAÇÃO : deteràs sex. das 8 h às 11h 30 min e das 13 h às 16 h 30min. Aossábados , das 9 h ás 11h 30 min.
Nos meses de dez, jan. e fev. - De terça à sextas feiras : Manhã, das 8 h às 11 h 30 min e horário alternativo ,à noite , das 18h às 20 h. Sabados , das 9 h às 11 h 30 min..
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
JORNAL PONCHE VERDE É TEMA DE PALESTRA 80 ANOS
O Auditório Profa. Neli Firpo,do Instituto Artístico Carlos Gomes ,foi cenário para a Palestra JORNAL PONCHE VERDE -80 ANOS ,proferida ontem (4 de outubro)pelo Diretor do Museu , para estudantes de 2ºgrau da rede de ensino estadual e particular . Iniciada com um breve histórico da comunicação,comentando também sobre o início da história da imprensa em Dom Pedrito,com a GAZETA PEDRITENSE -1880- e sobre mais de uma centena de jornais produzidos na Capital da Paz.
A continuidade versou sobre o Jornal PONCHE VERDE , seu fundador,mostrando a evolução desse veículo de comunicação e a importância do jornal como fonte de pesquisa histórica do município,como formador de opinião, ressaltando, também, seu aspecto social,como aglutinador em solidariedade . Veja a exposição virtual no blog ;museupaulofirpovirtual.blogspot.com
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NO PARQUE E DE EXPOSIÇÕES
A exposição "EGÍDIO GUANZATI E ANSELMO VALLI" que reporta a obra desses construtores italianos , estará no Parque de Exposições do Sindicato Rural, de 25 a 28 de outubro ( quinta á domigo ) das 17 h ás 22 horas .
Espera-se que bom público prestigie essa promoção,pois o Parque sempre é uma grande vitrina para o nosso museu, espaço gentilmente cedido pela Diretoria do Sindicato Rural,há quase dez anos.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
ESTILO MARINHO, NO MUSEU PAULO FIRPO , DE DOM PEDRITO
Até 10 de outubro ,no MUSEU PAULO FIRPO, estará em cartaz a exposição ESTILO MARINHO. O evento que mostra parte da trajetória do colunista e promotor social AZUL MARINHO, nos 22 anos em que atuou em Porto Alegre, apresenta ,além de documentos,fotografias e produção literária de Marinho, alta costura (grande parte assinadas pela estilista Milka Wolff ) manifestações de arte ,exemplares que o colunista tinha prazer em desfrutar em sua breve , mas intensa vida.
Ainda estão expostos pinturas e desenhos que compunham a decoração de seu apartamento na Capital gaúcha , bem como troféus que recebeu,incluindo o Diploma de Cidadão de Porto Alegre , que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal, em 2006.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
MUSEU E OS 80 ANOS DO JORNAL PONCHE VERDE
Hoje , à tarde, o Diretor do Museu Paulo Firpo participou de reunião para elaboração de uma agenda de eventos que irão assinalar os 80 anos de fundação do Jornal Ponche Verde. Nesse encontro prelimiar , estavam presentes Irmã Amélia Lain - da Escola de Ensino Médio Na Sra. do Horto e a Dra. Maria Helena Gonçalves,uma das proprietárias do JPV.
Como foi a primeira reunião, algumas sugestões apresentadas serão, depois, levadas ao conhecimento da equipe do JPV , para viabilizar as propostas , mas há previsão de uma semana de eventos comemorativos ; saraus, palestras, sessão solene, concursos literários , exposições ... , pensadas inicialmente para a primeira semana de novembro.
Nas proximas reuniões, outras pessoas da comunidades serão convidadas a se aliarem a essa programação , pois essa comissão reunida postulou que os 80 anos do JPV é uma comemoração da comunidade, e portanto todos são convidados a contribuir .
Como foi a primeira reunião, algumas sugestões apresentadas serão, depois, levadas ao conhecimento da equipe do JPV , para viabilizar as propostas , mas há previsão de uma semana de eventos comemorativos ; saraus, palestras, sessão solene, concursos literários , exposições ... , pensadas inicialmente para a primeira semana de novembro.
Nas proximas reuniões, outras pessoas da comunidades serão convidadas a se aliarem a essa programação , pois essa comissão reunida postulou que os 80 anos do JPV é uma comemoração da comunidade, e portanto todos são convidados a contribuir .
terça-feira, 28 de agosto de 2012
MUSEUS DA VI REGIÃO MUSEOLÓGICA SE ENCONTRARAM EM DOM PEDRITO
Na segunda - feira, dia 27 de agosto, estiveram reunidos os Diretores dos museus da VI Região Museológica , cumprindo uma agenda de trabalho , estabelecida pelo Coordenador da Regional e Diretor do Museu Paulo Firpo - atual sede da regional de museus.
A reunião, após o ato de abertura, com a palavra do Prefeito , Francisco Alves Dias, e presença da Secretária Municipal de Educaçãoe Cultura e da Assessora de Cultura da SMEC, o Coordenador do SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS , Joel Santana, apresentou vários temas importantes da política nacional de museus, gestão de museus e um ampla abordagem sobre os novos editais de fomento oriundos do Instituto Brasileiro de Museus - o IBRAM- Fundo de Apoio Cultural / FAC - MUSEUS ,respondendo aos vários questionamentos levantados na oportunidade. Outros assuntos como Plano Setorial de Museus e a realização,do Forum Estadual de Museus, na Capital ,em novembro , também foram motivos de interesse e amplos questionamentos .
Depois da visita orientada ao Museu Paulo Firpo - unidade sede da VI RM, o Coordenador Joel Santana deu entrevista na Rádio Sulina -- Programa Sílvio Berman - -como forma de divulgar na comunidade as propostas dos museus e o evento que estava acontecendo em Dom Pedrito.
Na parte da tarde, aconteceu a palestra aberta à comunidade em que o Coordenador do Sistema Estadual de Museus , apresentou o tema " Direitos Humanos : direito à Memória, direito a Museus . Ensaio sobre educação em Museus."
O Coordenador da VI Região Museológica , Adilson Oliveira , ressalta a importância da presença do Coordenador do Sistema de Museus , na região, como forma de integrar os profissionais dos museus e prestigiar as ações do coordenador da região ; otimizar as atividades dos profissionais dos museus , no sentido de buscar metas para atingir , com excelência , às políticas do setor museal .
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
MUSEU PAULO FIRPO E A SEMANA DE DOM PEDRITO
O MUSEU PAULO FIRPO já esta se preparando para comemorar a Semana de Dom Pedrito. Serão tres eventos coordenados pelo museu
O primeiro evento é a colocação e descerramento de placas indicativas e comemotarivas nas casas em que moraram os construtores italianos Egídio Guanzati e Anselmo Valli, reportando-nos ao Centenário de suas chegadas a D.PEDRITO, fato ocorrido em 2011.Este evento será dia 20 de outubro,sábado,as 11 h.
A Exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES- apresentará temática histórica , reunindo elementos da cidade de origem de Pedro Ansuategui,o iniciador da povoação e fatos do início da história do "campo das flores" como os índios chamavam o território que hoje é a cidade de Dom Pedrito. A abertura oficial dessa exposição será dia 29 de outubro ,às 18 h, noMuseu Essa exposição assinala o marco inicial dos eventos que , durante os próximos 10 anos , irão desembocar no SESQUICENTENÁRIO DE ELEVAÇÃO DE DOM PEDRITO Á CATEGORIA DE VILA -- 1872 /2022.
E, no Parque de Exposições , o museu estará mostrando um conjunto de banner que evidencia a trajetória desses construtores italianos - EGÍDIO e ANSELMO, de 24 a 28 de outubro.Essa exposição no Parque ,que já é tradicional ,é um dos grandes eventos , uma excelente oportunidade de o museu chegar ao grande público, atingindo, assim, espetacular visibilidade .
O primeiro evento é a colocação e descerramento de placas indicativas e comemotarivas nas casas em que moraram os construtores italianos Egídio Guanzati e Anselmo Valli, reportando-nos ao Centenário de suas chegadas a D.PEDRITO, fato ocorrido em 2011.Este evento será dia 20 de outubro,sábado,as 11 h.
A Exposição DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES- apresentará temática histórica , reunindo elementos da cidade de origem de Pedro Ansuategui,o iniciador da povoação e fatos do início da história do "campo das flores" como os índios chamavam o território que hoje é a cidade de Dom Pedrito. A abertura oficial dessa exposição será dia 29 de outubro ,às 18 h, noMuseu Essa exposição assinala o marco inicial dos eventos que , durante os próximos 10 anos , irão desembocar no SESQUICENTENÁRIO DE ELEVAÇÃO DE DOM PEDRITO Á CATEGORIA DE VILA -- 1872 /2022.
E, no Parque de Exposições , o museu estará mostrando um conjunto de banner que evidencia a trajetória desses construtores italianos - EGÍDIO e ANSELMO, de 24 a 28 de outubro.Essa exposição no Parque ,que já é tradicional ,é um dos grandes eventos , uma excelente oportunidade de o museu chegar ao grande público, atingindo, assim, espetacular visibilidade .
SEXTA REGIÃO MUSEOLÓGICA REUNE-SE COM O COORDENADOR ESTADUAL DO SEM
Nesta próxima segunda - feira ,dia 27 de agosto,os Diretores de Museus e funcionários das unidades museológicas que comprendem a VI RegiãoMuseológica ,e mais Secretários Municipais de Educação e de Cultura , estarão reunidos na sede da regional,Museu Paulo Firpo , com o COORDENADOR DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS, Joel Santana.
Na realidade serão dois eventos : às 10h, reunião de trabalho, e às 15 horas , Palestra com Joel Santana que abordará o tema Direitos Humanos,direitoà memória , direito a museus. Ensaio sobre Educação em Museus.
Estão sendo esperados representações dos municípios de Alegrete, Aceguá, Bagé,Barra do Quarai, Candiota , Colônia Nova ,Caçapava do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, PinheiroMachado, Pedras Altas ,Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento,São Gabriel,Santana da Boa Vista,Santa Margarida do Sul, Uruguaiana e ,naturalmente Dom Pedrito, como sede da Região.
Na realidade serão dois eventos : às 10h, reunião de trabalho, e às 15 horas , Palestra com Joel Santana que abordará o tema Direitos Humanos,direitoà memória , direito a museus. Ensaio sobre Educação em Museus.
Estão sendo esperados representações dos municípios de Alegrete, Aceguá, Bagé,Barra do Quarai, Candiota , Colônia Nova ,Caçapava do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, PinheiroMachado, Pedras Altas ,Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento,São Gabriel,Santana da Boa Vista,Santa Margarida do Sul, Uruguaiana e ,naturalmente Dom Pedrito, como sede da Região.
sábado, 4 de agosto de 2012
SUCESSO TOTAL DA EXPOSIÇÃO DA CERAMISTA KIKA
Kika e o Diretor do Museu Paul Firpo |
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
MUSEU RECEBE DOCUMENTOS SOBRE O TEATRO EM DOM PEDRITO
Dia 26 de julho, tivemos a grata surpresa e alegria de receber João Batista Bueno Fischer - filho do Prof. Eugênio Fischer- trazendo para o acervo do Museu uma coleção de documentos e fotografias, sobre a atuação de seu pai na atividade teatral em Dom Pedrito, além de correspondência de caráter pessoal daquele professor do Ginásio Na. Sra. do Patrocínio.
Eugênio Fischer atuou como Diretor do grupo teatral dessa escola , e por vezes, como ator e escritor de peças de teatro, entre 1946 a 1953, quando se afastou de Dom Pedrito. Essas peças de teatro quase sempre eram levadas à cena por ocasião do Aniversário do Diretor da Escola , o Pe Antônio Paul.
Prof. Fischer retornou muitas vezes a Dom Pedrito, em visita a amigos e familiares ,pois sua esposa era natural desta cidade. Sempre admirado por suas qualidades , Eugênio Fischer é referência profissional à classe , lembrado com carinho por seus ex-alunos e amigos - sentimento a que fez juz..
terça-feira, 31 de julho de 2012
segunda-feira, 30 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
A ARTE DE UM TALENTO ESPECIAL
A ARTE DE UM TALENTO ESPECIAL
COM UMA VISÃO ÚNICA SOBRE AS CORES DE SUAS COMPOSIÇÕES ,A GAÚCHA KIKA VEM TRABALHANDO HÁ MAIS DE 20 ANOS ESCULTURAS E PRODUTOS EM ARGILA ,DESENVOLVENDO UM ESTILO PRÓPRIO DE SUA IDENTIDADE .
ATUALMENTE A INSPIRAÇÃO DA ARTISTA SE MISTURA UM POUCO COM SUA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
QUE ENCONTROU FORÇAS NO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES EM BUSCA DE PERFEIÇÃO EM TRAÇOS E FORMAS .
ANJOS, PRESÉPIOS , MADONAS GRÁVIDAS E PEIXES FARÃO PARTE DA EXPOSIÇÃO QUE O MUSEU PAULO FIRPO ABRIRÁ NO DIA 3 DE AGOSTO, ÀS 18 H. E QUE FICARÁ À VISITAÇÃO ATÉ 10 DE SETEMBRO, PELA MANHÃ , DAS 8 H ÁS 11 H 30 MIN E À TARDE DAS 13 H ÀS 16 H 30 MIN.
VENHA CONFERIR A ARTE DE UM TALENTO ESPECIAL.
terça-feira, 10 de julho de 2012
COORDENADOR DA 6ª REGIÃO MUSEOLÓGICA REUNE-SE COM COLEGAS DE SÃO GABRIEL
Á esquerda , Jenny Chagas , Presidente do Instituto Harmonia |
Detalhe da reunião |
À esquerda Dirceu Neto Pres. daAssociação de Amigos do Museu de São Gabriel |
Ao centro, Mus. Adilson Oliveira- Coordenador da VI RM e equipe do Museu |
Dia 9 de julho, o Coordenador da VI RM, Mus. Adilson Nunes de Oliveira,acompanhado da funcionária do Museu Paulo Firpo, (Dom Pedrito ) Nilza Oliveira ,esteve
reunido com os colegas do Museu da Igreja do Rosário Bom Fim, do município
de São Gabriel, atendendo convite do Instituto Harmonia.
Participaram do encontro a Sra Jenny Maria Chagas, que é uma das promotoras
da preservação do patrimônio cultural local como Presidente do Instituto
Harmonia ,o Presidente da Associação de Amigos do Museu da Igreja do
Rosário Bom Fim, Dirceu Mena Barreto de Abreu Netto; a Diretora do Museu da
Igreja do Rosário, Maria de Lourdes da Silva,o funcionário Rodrigo de Souza
Alves e a estagária Maria do Carmo Oliveira,integrantes da equipe responsável
pelo museu.
Na ocasião foram debatidos vários assuntos referentes à museologia e
museografia, reserva técnica e ações de conservação preventiva, assessoria em
geral e sugestões, numa atividade que se estendeu até às 16 horas.
Ao final , Maria de Lourdes e Maria do Carmo,diretora e estagiária,
respectivamente, acompanharam o Cordenador da Região até Dom Pedrito
,oportunidade em que visitaram o Museu Paulo Firpo, salas de
exposições e reserva técnica , dando, assim, continuidade à reunião ocorrida
naquela cidade.
O Coordenador agradeceu a toda a equipe de São Gabriel, incluindo o
funcionário Adão, que dirigiu o carro nos dois momentos da viagem pela
excelente recepção e receptividade quanto aos assuntos tratados nesse encontro.
A presidente do Instituto Harmonia Dra. Jenny Chagas,oportunizou inclusive
contato com a imprensa de São Gabriel fato que divulga a atividade do
Coordenador Regional e valoriza o trabalho de todos.
Seguem-se imagens da reunião.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
GAZETA PEDRITENSE
Jornal que inicia a história da imprensa em Dom Pedrito, a GAZETA PEDRITENSE foi fundada em 1º de janeiro de 1880. por Francisco José Ferreira Camboim Filho.A Gazeta registrou a vida da vila e da cidade de Do Pedrito, publicando o artigo abolicionista do Barão do Upacarahy AO BRIOSO POVO DE DOM PEDRITO,em 1884, que culmina com a fundação do Clube Abolicionista .
Ontem - dia 5- recebemos um exemplar dessa histórica edição, que o jornalista advogado e historiador pedritense José Antônio Dias Lopes ,estabelecido em São Paulo.encaminhou ao Museu .
ALUNOS DO MAGISTÉRIO NO MUSEU
Quarta- feira, dia 4 de julho,uma turma de alunas do Magistério, do Instituto Estadual de Educação Bernardino Ângelo, estiveram visitando o Museu Paulo Firpo. Na ocasião, demonstraram vivo interesse , tanto nas exposições como no sentido de conhecer a função e a história da instituição., e para isso realizaram entrevista com o Diretor do Museu .
Ao final, fizeram visita rápida na Reserva Técnica .
Ao final, fizeram visita rápida na Reserva Técnica .
segunda-feira, 2 de julho de 2012
COORDENADOR DA VI REGIÃO MUSEOLÓGICA NO MUSEU DAVID CANABARRO
Visão parcial da exposição, com paineis sobre a simbologiado casamento |
Corrdenador Regional do Sistema Estadual de Museus e Profa Ieda Bortolin, Presidente da Associação de Amigos do Museu paulo Firpo, de Dom Pedrito |
Os" noivos" recepcionistas da Exposição |
ESTATUA VIVA "O CUPIDO" |
Sexta- feira passada , 29 de junho, o Coordenador Regional do Sistema Estadual de Museus , Mus. Adilson Nunes de Oliveira , esteve participando da abertura da 1ª CASA TEMÁTICA - com a Exposição "CASOS, CASA E CASAMENTOS" promovida pelo MUSEU DAVID CANABARRO
Exposição bem montada , proposta interessante , trouxe aquele local um bom número de público.A sexta Região Museológica participa da exposição com um conjunto de 9 paineis que abordam a história e a simbologia do casamento, os rituais macônico e afro-brasileiro.
Parabéns a Diretora do Museu , Solimar Rodrigues e aos demais órgãos que promoveram o evento.
Vale a pena visitar, A exposição está no saguão da CASA DE CULTURA IVO CAGGIANI.
Assinar:
Postagens (Atom)